FIA Campeonato do Mundo de Rallycross confirma o calendário de 2021 com o regresso de Montalegre
- Oito rondas em sete circuitos na luta pelo título de 2021
- Barcelona inaugura novo formato nocturno
- Höljes em Agosto na esperança de receber fãs
- Famoso circuito de Montalegre recebe final da temporada
Munique, 12 de Maio de 2021 – O FIA Campeonato do Mundo de Rallycross divulgou hoje um calendário revisto para a época 2021, que agora terá início em Barcelona e incorporará oito rondas em sete circuitos por toda a Europa, terminando em Montalegre, Portugal.
Os desafios da pandemia em curso exigiram que o Rallycross Promoter GmbH adoptasse uma abordagem flexível e ágil para responder a uma situação global em constante mudança. Após consulta com os organizadores dos eventos e as autoridades relevantes em cada um dos países anfitriões, foi organizado um calendário actualizado que não só visita algumas das melhores pistas de rallycross do mundo, mas também maximiza a probabilidade de receber fãs.
A acção terá início em Espanha, no Circuito de Barcelona-Catalunya, nos dias 23 e 24 de Julho, com um formato de sexta/sábado à noite, para a abertura da temporada. Logo de seguida teremos uma dupla jornada em Nürburgring, Alemanha (31 de Julho a 1 de Agosto), famoso circuito localizado nas florestas das montanhas Eifel. Um traçado em estreia no World RX, a pista de rallycross será baseada na secção do anfiteatro Müllenbachschleife do ilustre circuito.
A caravana seguirá para um dos locais mais icónicos da disciplina - Höljes, na Suécia, a 21/22 de Agosto. Originalmente programado para acontecer sete semanas antes, o evento foi adiado na esperança de ser capaz de receber um número limitado de fãs. Duas semanas depois, o campeonato viaja para outro circuito querido do rallycross - Lohéac, em França, de 3 a 5 de Setembro.
A próxima paragem será a Letónia, no circuito de Biķernieki em Riga, de 18 a 19 de Setembro. Na ronda seguinte, pilotos e equipas enfrentam-se em Spa-Francorchamps, na Bélgica, de 9 a 10 de Outubro. O lendário circuito das Ardenas recebeu a sua primeira corrida do World RX em 2019, conquistando imediatamente os corações dos pilotos e fãs.
A ronda final da época terá lugar de 16 a 17 de Outubro no histórico Circuito de Montalegre em Portugal, localizada no sopé da serra do Larouco. Um marco no calendário do Campeonato Mundial de 2014 a 2018, Montalegre - cujo traçado ondulante e clima imprevisível produziu muitas batalhas de tirar o fôlego ao longo dos anos - faz um retorno muito bem-vindo esta temporada.
Montalegre entra e sai Hell na Noruega, evento que infelizmente teve de ser cancelado este ano. Foram feitos todos os esforços pelas partes envolvidas para chegar a uma resolução, mas as severas restrições fronteiriças e a falta de uma data alternativa adequada tornaram impossível a realização do evento em 2021.
Arne Dirks, Diretor Executivo, Rallycross Promoter GmbH:
“O panorama global actual claramente apresenta muitos desafios em relação ao planeamento, mas depois de entrar em contacto com os nossos principais parceiros, estamos confiantes de que agora temos o melhor calendário possível para o WRX 2021.
Tomamos a decisão deliberada de atrasar o início da época na esperança de sermos capazes de abrir as portas aos fãs – embora provavelmente em número limitado - em tantas rondas quanto possível, e reunimos o que acreditamos ser uma mistura irresistível de pistas icónicas de rallycross e locais modernos de última geração.
Poder confirmar o regresso de Montalegre - um circuito que sempre foi o favorito dos fãs e que nunca deixa de oferecer uma recepção calorosa ao World RX - é uma notícia fantástica para todos os envolvidos, e embora estejamos obviamente desapontados por não podermos correr na Noruega este ano devido a complicações contínuas relacionadas com a pandemia, temos certeza de que veremos Hell de volta ao calendário no futuro, com o World RX a entrar numa nova e brilhante era.”
Gyarfas Olah, Presidente da Comissão de Off-Road da FIA:
“Mais uma vez, tivemos que ser adaptáveis para moldar o calendário do Mundial de 2021, tendo como pano de fundo os desafios de saúde e segurança causados pela pandemia global. Ter que perder Hell, na Noruega neste ano é lamentável, mas temos o prazer de incluir Montalegre para a grande final, numa mistura fascinante de pistas tradicionais e contemporâneas para 2021.”
Orlando Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre:
“Estamos muito satisfeitos e honrados por estar no calendário do Mundial de Rallycross 2021. Este retorno ao calendário é o reconhecimento da qualidade do Circuito de Montalegre, do trabalho e esforço da Câmara Municipal e do respeito e prestígio da nossa organização conjunta com o CAVR, que se encontra entre as mais altas autoridades do mundo do rallycross e do automobilismo. Estamos ansiosos para recebê-los em Outubro!”
Morgan Östlund, Diretor Geral, Höljes RX:
“Höljes é uma das pistas de rallycross mais famosas do mundo, e estamos muito satisfeitos por recebermos mais uma vez alguns dos melhores pilotos do mundo este verão. No que diz respeito à mudança de data, considerando que os fãs são uma parte importante, que torna este evento tão especial. Decidimos, juntamente com o promotor do Mundial de Rallycross, adiar o evento algumas semanas na esperança de poder receber alguns - embora obviamente não haja garantias, dadas a situação actual e todas as incógnitas associadas. De qualquer forma, estamos ansiosos para um espectacular fim de semana de rallycross de classe mundial.”
O novo Campeonato FIA RX2e - o primeiro campeonato de rallycross eléctrico da FIA – junta-se ao World RX em Espanha, Alemanha, Suécia, França e Bélgica, e o campeonato europeu Euro RX1 nas provas da Suécia, França, Letônia e Bélgica. O campeonato europeu Euro RX3 disputar-se-á nos eventos de Espanha, Suécia, França, Bélgica e Portugal. RX1 corresponde à categoria anteriormente conhecida por SuperCars (no Mundial apenas RX1 e no europeu de SuperCars Euro RX1) e RX3 à categoria anteriormente conhecida por Super1600.
A data-limite de inscrições para concorrentes permanentes no Campeonato do Mundo é 14 de maio. Para concorrentes permanentes do RX2e, Euro RX1 e Euro RX3, as inscrições encerram a 30 de maio.
FIA World Rallycross Championship 2021
23-24 Julho | Barcelona | Espanha | Ronda 1 |
31 Julho-1Agosto | Nürburgring | Alemanha | Ronda 2/3 |
21-22 Agosto | Höljes | Suécia | Ronda 4 |
3-5 Setembro | Lohéac | França | Ronda 5 |
18-19 Setembro | Riga | Letónia | Ronda 6 |
9-10 Outubro | Spa-Francorchamps | Bélgica | Ronda 7 |
16-17 Outubro | Montalegre | Portugal | Ronda 8 |
Sobre o Rallycross Promoter GmbH
O Rallycross Promoter GmbH, é uma empresa co-propriedade da Red Bull GmbH e KW25 Beteiligungs GmbH, é responsável por todos os aspectos comerciais do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross, incluindo a produção e direitos de TV, o marketing de global, média e direitos de patrocínio. O Promotor também tem a responsabilidade de aumentar o leque de participantes e propor os locais que compõem os calendários do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross e das séries de suporte.