Mundial Rallycross 2021 | Grönholm triunfa

O finlandês Niclas Grönholm (Hyundai) bateu os favoritos Timmy Hansen (Peugeot) e Johan Kristoffersson (Audi) e venceu o Cooper Tires World RX of Montalegre, este domingo, no aguardado regresso do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross a Portugal. Mais de sete mil espectadores passaram pelo Circuito Internacional de Montalegre, num fim de semana recheado de emoções fortes e onde Nuno Araújo (Audi) foi o melhor português, com o 5.º lugar no Europeu de RX3.


Foi o regresso a um palco emblemático. Três anos depois, o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross voltou a Montalegre e a emoção em pista coroou um trabalho irrepreeensível da organização portuguesa, a cargo da Câmara Municipal de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real. Apesar do plano de contingência da FIA ainda implicar algumas restrições ao evento português, mais de sete mil espectadores passaram pelo circuito barrosão ao longo dos dois dias da prova, confirmando Montalegre como uma das rondas mais populares do calendário entre pilotos e adeptos.
Desportivamente, Niclas Grönholm, filho do bicampeão do Mundo de ralis, Marcus Grönholm, levou o seu Hyundai i20 à vitória na categoria-rainha, os Supercars, que teve uma Final imprópria para cardíacos. O piloto finlandês, de 25 anos, bateu o líder do Mundial, Timmy Hansen (Peugeot 208) e o irmão mais novo de Timmy, Kevin Hansen (Peugeot 208). A batalha entre Johan Kristoffersson (Audi A1) e os irmãos Hansen "aqueceu" na final, com o tricampeão do Mundo a ser penalizado por ultrapassar os limites da pista e a terminar a final no 6.º lugar, cedendo pontos importantes para Timmy Hansen no campeonato. O título mundial de 2021 será agora decidido em Nurburgring, na Alemanha, no final de novembro.

PORTUGUESES EM BOM PLANO

Montalegre atribuiu o título do Campeonato da Europa FIA de RX3, a categoria dos espetaculares S1600, onde o russo Yuri Belevskiy se sagrou bicampeão europeu. O piloto do Audi A1 também venceu a prova de Montalegre, terminando na frente do compatriota Marat Knyazev e do teenager belga Kobe Pauwels, todos ao volante dos Audi da equipa Volland Racing. O português Nuno Araújo, também com um Audi A1, conseguiu apurar-se para a Final e foi 5.º classificado, enquanto João Ribeiro (Skoda) ficou muito perto da corrida decisiva, falhando o acesso à Final depois do seu Fabia ter perdido uma roda nas semi-finais. Registo também para mais seis pilotos portugueses que competiram nos RX3 em Montalegre: Joaquim Machado (Peugeot), Sérgio Dias (Renault), Leonel Sampaio (Skoda), Pedro Ribeiro (Peugeot), António Sousa (Peugeot) e Hélder Ribeiro (Citroën).
A prova de Kartcross e Kartcross Júnior também animou o fim de semana de Montalegre, com o espanhol Ivan Chinchilla a subir ao lugar mais alto do pódio, acompanhado pelos portugueses Rui Nunes e Alexandre Borges.


TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi um domingo muito excitante. Foi uma meia-final e uma finalíssima verdadeiramente empolgantes. Foi muito gratificante ver os milhares de pessoas que descobriram que Montalegre existe e que estão a testemunhar esta grande movimentação com a presença de pilotos de renome mundial. Atuaram no nosso circuito e validaram as nossas opções. Dão-nos força para continuarmos neste grande palco. Queremos garantir a continuidade de Montalegre neste palco do Mundial de Rallycross. Testemunhamos a última prova com motores a combustão fóssil. No próximo ano será tudo no formato elétrico e, de facto, faz sentido que assim seja. Não devemos destruir o ambiente quando temos outras opções para a realização do mesmo circuito.»

Jorge Almeida | Presidente do Clube Automóvel de Vila Real
«Foi um regresso muito bom. A forma como tudo correu foi fabuloso para o povo barrosão e para Montalegre. É muito bom. Não tivemos o número de pilotos que nos habituamos a ter mas tivemos corridas enormes e muito disputadas. Quem veio a Montalegre este fim-de-semana não deu o tempo por perdido. Todos saíram daqui com uma satisfação muito grande. Vamos começar a trabalhar para a próxima edição para que tudo corra o melhor possível.»


Sobre o Rallycross Promoter GmbH

O Rallycross Promoter GmbH, é uma empresa co-propriedade da Red Bull GmbH e KW25 Beteiligungs GmbH, é responsável por todos os aspectos comerciais do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross, incluindo a produção e direitos de TV, o marketing de global, média e direitos de patrocínio. O Promotor também tem a responsabilidade de aumentar o leque de participantes e propor os locais que compõem os calendários do FIA Campeonato do Mundo de Rallycross e das séries de suporte.


MONTALEGRE - MUNDIAL RALLYCROSS (16 e 17 outubro 2021) - HORÁRIOS

MONTALEGRE - MUNDIAL RALLYCROSS (16 e 17 outubro 2021) - BOOK

MEMÓRIA

2018. Mundial Rallycross - Johan Kristoffersson
2017. Mundial Rallycross - Mattias Ekström
2016. Mundial Rallycross - Petter Solberg
2015. Mundial Rallycross - Johan Kristoffersson
2014. Mundial Rallycross - Petter Solberg


RESULTADOS

WorldRX / EuroRX3 | aqui
Kartcross | aqui
Cronometragem | aqui