Johan Kristoffersson somou este fim de semana em solo barrosão o segundo triunfo da temporada, ao passo que Sebastien Loeb registou novamente um 2º lugar num fim de semana que tinha tudo para acabar mal para o francês.
Começamos o fim de semana com sol, mas no domingo tudo mudou. Chuva, vento, neve, e até espaço para alguns raios de sol. As finais foram disputadas com a neve a cair.
O resultado das quatro qualificações deixou Loeb na frente, mas isso deveu-se mais às prestações de ontem com piso seco, porque hoje de manhã com piso molhado o homem da Peugeot passou por muitas dificuldades. Timmy Hansen posicionou-se ao seu lado no que foi a melhor qualificação da Peugeot no mundial de Rallycross.
Nas meias finais Timmy Hansen e Johan Kristoffersson repartiram os triunfos, mas saltou à vista o desastre de Mattias Ekström. O sueco tentou seguir o seu companheiro Andreas Bakkerud e acabou por prejudicar a prova de ambos, acabando Ekström por ficar fora da final.
Na corrida decisiva e que irá que irá ficar para a história como a primeira final de sempre com neve, Johan Kristoffersson conseguiu sair da primeira curva na frente, e a partir daí geriu a sua vantagem até à bandeira de xadrez. Timmy Hansen não o conseguiu acompanhar, fruto de um toque num rail na 2ª volta quando, aparentemente o autoblocante do seu Peugeot atirou o carro para o lado, problema esse que viria a provocar um peão do sueco no mesmo local uma volta mais à frente.
Sebastien Loeb optou por ir à "Joker Lap" logo após o arranque levando atrás de si Petter Solberg, mas o francês pareceu ter encontrado o set-up adequado para o Peugeot em molhado e conseguiu distanciar-se progressivamente do homem da VW.
Abaixo do pódio ficou Andreas Bakkerud que não resistiu a Loeb e Solberg num fim de semana para esquecer na equipa EKS. Guerlain Chicherit conseguiu colocar o Renault Megane no 5º lugar garantindo a ida a uma final logo na segunda prova do carro.
Nos S1600 Artis Baumanis levou o Skoda Fabia ao triunfo. Espen Isaksaetre num Peugeot 208 surpreendeu, já que saiu do último lugar da segunda meia-final e conseguiu passar à final para subir até ao 2º lugar da geral. Ondrej Smetana colocou o Ford Fiesta no 3º lugar.
No Crosscar o espanhol Javier Lucena conseguiu surpreender e conquistar o primeiro lugar à frente do multicampeão Pedro Rosário. O pódio ficou completo com o Jorge Gonzaga. O barrosão João Pires conseguiu um excelente em 6º lugar em 20 participantes.
VÍDEO DA FINAL