Kristoffersson dá espetáculo e fica próximo do título em Montalegre

» A ronda portuguesa do Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa FIA de Ralicross começou com grandes corridas e mais uma vitória de Johan Kristoffersson no Circuito Internacional de Montalegre.

» Num fim de semana com formato de jornada dupla na categoria-rainha, o piloto do Volkswagen Polo a gasolina bateu Niclas Grönholm (CE Dealer Team) e Kevin Hansen (Hansen WRX Team), ambos em carros elétricos.

» Português João Ribeiro (Audi A1) está a três pontos do líder do Europeu de RX3, o alemão Nils Volland (Audi A1), num duelo que vai decidir o novo campeão da Europa, este domingo.

Milhares de adeptos assistiram a mais um recital de condução do seis vezes campeão do Mundo, Johan Kristoffersson, que venceu a primeira de duas provas do fim de semana e está à beira de novo título mundial.

O piloto sueco superou uma suspensão partida durante as meias-finais e na corrida decisiva bateu os melhores pilotos dos carros elétricos, o finlandês Niclas Grönholm e o sueco Kevin Hansen.

Ole Christian Veiby, no outro Volkswagen Polo a gasolina, termina a Final no quarto lugar, na frente de René Münnich (SEAT Ibiza), Timmy Hansen (Peugeot 208 RX1e), Anthony Pelfrene (Peugeot 208) e Klara Andersson (PWR RX1e).

Nas outras três categorias em Montalegre, pontuáveis para os Campeonatos da Europa FIA, há 13 pilotos portugueses em ação e João Ribeiro termina o dia no terceiro lugar da categoria RX3, estando agora a três pontos do seu grande adversário na luta pelo título europeu, Nils Volland. O alemão lidera a prova empatado com o português Joaquim Machado (Audi A1).

O francês Julien Febreau (Peugeot 208) lidera a prova do Euro RX1 após as mangas de qualificação e a sueca Mikaela Ahlin-Kottulinksy comanda a categoria RX2e. As Finais do Europeu em Montalegre estão marcadas para amanhã, a partir das 14h15.

Os pioneiros dos 25 anos do Circuito Internacional de Montalegre

Atualmente a celebrar 25 anos de atividade, o Circuito Internacional de Montalegre foi palco hoje de uma homenagem a vários dos pilotos que disputaram a primeira prova oficial de sempre na pista barrosã, em 1999. Pilotos como José Pedro Gomes, Eduardo Veiga, Luís Borges, Joaquim Santos, Luís Tavares, António Sousa, Nuno Ralha, João Vasco, Pedro Silva, António Gomes, Manuel Paiva, Jorge Simão e Manuel Giro subiram ao pódio de Montalegre e receberam um troféu comemorativo das mãos de Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre e de Jorge Almeida, presidente do Clube Automóvel de Vila Real.

Adicionalmente, no paddock de Montalegre está patente uma exposição com fotografias dessa prova em 1999 e alguns carros emblemáticos do Ralicross nacional.