Acaba de ser anunciado o calendário provisório do próximo Campeonato do Mundo de Rallycross. Portugal volta a estar representado pelo circuito internacional de Montalegre. Acontece na segunda prova do Mundial agendada para o último fim de semana de abril (28/29). O peso desta noticia para o concelho pode ser avaliado pelos países, cidades e circuitos que figuram neste fantástico evento. Recorde-se que Montalegre tem garantida a prova portuguesa até 2022.
O calendário do FIA Campeonato Mundial de Rallycross 2018, apresentado pela Monster Energy, acaba de ser tornado público, embora ainda sujeito a confirmação na reunião de dezembro do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA (World Motorsport Council).
O campeonato volta a ter 12 rondas, com destaque para dois novos circuitos: Silverstone (Reino Unido) e COTA em Austin/Texas (EUA). A temporada começa, mais uma vez, no Circuito da Catalunha, com a prova de Barcelona a abrir as hostilidades pelo segundo ano consecutivo (14 a 15 de abril).
Portugal continua a figurar neste lote de magníficos, com Montalegre a ser, de novo, o palco por excelência. Acontece no último fim de semana de abril (28/29). Segue-se a Bélgica, a meados de maio (12-13 maio), no circuito de Mettet. Silverstone acolhe a quarta jornada do Campeonato do Mundo, para o evento inaugural do festival SpeedMachine, no final de maio. As rondas do World RX da Noruega, Suécia, Canadá, França e Letónia seguem de junho a setembro. A décima etapa do World RX visita os EUA, pela primeira vez, com o Circuito das Américas (COTA), a ter investimento num traçado dedicado para rallycross, integrado no circuito criado para a Fórmula 1 e MotoGP. A ronda do World RX dos EUA será realizada no fim de semana de 29 a 30 de setembro. Segue-se Buxtehude, na Alemanha, como penúltima jornada do Campeonato do Mundo. O "circo" de 2018 termina na Cidade do Cabo, pela segunda vez, na África do Sul (24 a 25 de novembro).
Com base no enorme sucesso da temporada actual, o FIA Campeonato Europeu de Rallycross para Supercars voltará integrar cinco etapas do World RX, como fez este ano, mas com a inclusão da Bélgica em vez da Noruega. Barcelona, Suécia, França e Letónia completam as restantes etapas. O animado Campeonato Europeu Super1600 incluirá seis jornadas (Barcelona, Portugal, Noruega, França, Letónia e Alemanha), enquanto a série TouringCar será composta por três eventos (Bélgica, Noruega e Suécia). O World RX terá ainda como categoria de suporte a série RX2 International Series, com calendário próprio, a divulgar brevemente.
MUNDIAL RALLYCROSS 2018 | CALENDÁRIO
01. Espanha – Barcelona – 14/15 Abril
02. PORTUGAL – MONTALEGRE – 28/29 ABRIL
03. Bélgica – Mettet – 12/13 Maio
04. Grã Bretanha – Silverstone – 26/27 Maio
05. Noruega – Hell – 9/10 Junho
06. Suécia – Holjes – 30 Junho/1 Julho
07. Canadá – Trois-Rivieres – 4/5 Agosto
08. França – Loheac – 1/2 Setembro
09. Lituânia – Riga – 15/16 Setembro
10. EUA – COTA – 29/30 Setembro
11. Alemanha – Estering – 13/14 Outubro
12. África do Sul – Cape Town – 24/25 Novembro
Calendário 2018 FIA World Rallycross Championship (Alta Resolução) →